O thesaurus é um instrumento que reúne termos escolhidos a partir de uma estrutura conceitual previamente estabelecida e destinados à indexação e à recuperação de documentos e informações num determinado campo do saber. Não é simplesmente um dicionário, mas um instrumento que garante aos documentalistas e aos pesquisadores o processamento e a busca destas informações.
O Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased) é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos, extraídos de documentos analisados no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações.
Pesquisa terminológicaPode ser feita a partir de:
a) um termo genérico escolhido na estrutura do Thesaurus;
b) um termo específico, digitando-o no quadro abaixo:
a) um termo genérico escolhido na estrutura do Thesaurus;
b) um termo específico, digitando-o no quadro abaixo:
As principais características que diferenciam um thesaurus de um simples vocabulário controlado são:
a) No thesaurus cada termo corresponde a um conceito. Uma vez aceito, esse termo torna-se um descritor ou um indexador. Caso o termo não seja aceito como descritor, ele pode ser aceito como remissivo, isto é, remete para um termo autorizado (descritor).
b) Todos os termos estão relacionados entre si. Nenhum termo pode figurar no thesaurus sem estar relacionado a algum outro, sendo essa relação determinada pelo seu significado.
c) A conceituação dos termos e as relações entre eles são definidas pelo sistema ontológico da área e pelo estudo de cada termo.
Além da sua capacidade de organização, o thesaurus também tem um valor didático, porque utiliza conceitos específicos da área do conhecimento que contempla e permite, por meio das relações entre os termos, a melhor compreensão da área.
0 comentários:
Postar um comentário